Morar perto da praia: vale à pena? Conheça as vantagens e desvantagens

03/04/2023min de leitura

Morar perto da praia é o sonho de consumo de muitas pessoas e não é por acaso. Isso porque, além dos privilégios de poder desfrutar da beleza da paisagem marinha, existem ainda provas científicas que comprovam que viver perto do mar ajuda também a trazer benefícios para a saúde, segundo pesquisadores de um estudo publicado pela revista Science Direct. Afinal, imagina acordar todos os dias e poder fazer uma caminhada matinal com vista para o mar?


Por isso, morar perto do mar pode ser uma boa opção, especialmente para quem procura um estilo de vida mais saudável. Morar perto do mar também traz benefícios para a saúde mental, como diz esse mesmo estudo da Science Direct, pessoas que vivem a menos de um quilômetro da praia são 22% menos propensas a desenvolverem problemas psicológicos como ansiedade e depressão, em comparação com quem vive mais afastado da costa. 


Para muitas famílias, essa busca por qualidade de vida é um fator determinante na hora de escolher o próximo imóvel. Nesse processo de escolha, a localização da futura casa pode ser uma grande aliada na hora da compra. Regiões do litoral costumam ser valorizadas por diferentes públicos, seja para visitar e curtir férias ou feriados, ou para estabelecer endereço fixo. Porém, embora este seja um motivo muito bom, não é o único que torna a escolha de morar perto do mar boa.


Quer entender quais as vantagens e as desvantagens de morar perto do mar? Vem com a gente, que a Nova Época Imóveis preparou esse post para falar se vale à pena morar perto do litoral, além das vantagens e desvantagens dessa escolha e dos cuidados que uma pessoa que mora perto do mar deve ter. Caso você esteja procurando por um imóvel para comprar, seja ele perto do mar ou não, visite nosso site e confira as 17 mil opções que temos! Fale hoje com um dos nossos corretores para realizarmos esse sonho juntos.


Cuidados ao morar perto da praia


Antes de apontarmos as vantagens e as desvantagens de escolher morar perto da costa, é importante entender quais os cuidados são necessários a serem tomados. Isso porque as regiões litorâneas contam com algumas particularidades que precisam ser consideradas antes de qualquer decisão ou investimento feitos. 


Para facilitar, achamos importante listar as principais aqui, além de dicas de como lidar com cada uma delas ao comprar um apartamento novo ou usado perto da praia. 

 

  • Altas temperaturas: cidades litorâneas costumam receber uma grande quantidade de visitantes e, em algumas épocas do ano, vai ser preciso lidar com comércios e praias mais cheios;
  • Calor: as melhores praias ficam em cidades que registram altas temperaturas, por isso, é importante não esquecer de usar o protetor solar;
  • Mosquitos: os insetos costumam aparecer mais durante o verão, por isso, é importante usar repelentes e telas para se prevenir de picadas deste inseto.


Vantagens de morar perto da praia


1. Belas paisagens e mais contato com a natureza


Uma das principais vantagens quando pensamos em morar perto do mar são as lindas paisagens, especialmente porque no Brasil muitas praias são transformadas em áreas de conservação na intenção de manter o equilíbrio do ecossistema, de modo que o homem interfira minimamente nele. Com isso, as pessoas que moram no litoral costumam se identificar mais coma natureza, estabelecendo um melhor contato com ela.


Além disso, para os apaixonados pelos animais, morar próximo à praia pode ser uma boa maneira de ter contato com animais marinhos e costeiros. Ter a opção de contemplar paisagens paradisíacas sempre que quiser é uma das melhores maneiras de ter uma melhor qualidade de vida. 


2. Menos estresse e mais qualidade de vida


Muitas pessoas não aguentam a rotina estressante e a correria das cidades grandes, especialmente nos bairros mais afastados do mar. Os efeitos de estar em contato com o oceano diariamente estão diretamente ligados à redução de estresse. Uma simples caminhada no quarteirão onde você mora pode te proporcionar uma vista incrível e ampliar as sensações de bem-estar, o que ajuda a reduzir a pressão do dia a dia. 


3. Melhoria na saúde


Outra pesquisa realizada pela Universidade de Cambridge mostra que, além de ter menos problemas de saúde, morar perto da praia também faz com que pessoas pratiquem esportes com mais frequência. Na pesquisa, verificou-se que a média para uma melhor saúde é de cinco dias por semana com um tempo dedicado aos exercícios físicos. Por isso, se você busca mais disciplina para manter a frequência de exercícios e se manter ativo, esse pode ser um bom incentivo.


4. Variedade de lazer


Você encontra cenários belíssimos para inspirar e estimular a criatividade no litoral. Além disso, o ambiente de natureza é propício para a prática de diversas atividades físicas, desde esportes coletivos até hobbies individuais. Os espaços vão incluir tanto a água e a faixa de areia quanto os calçadões. Com isso, você poderá ler um livro tranquilamente à beira do mar ou, se referir, jogar bola com a família e os amigos.


A lista de possibilidades aqui é enorme: corrida, meditação, ioga, vôlei de praia, passeios de barco, bicicleta e até mesmo o tradicional frescobol. Além disso, nas zonas litorâneas você ainda encontra estabelecimentos como:

 

  • bares;
  • restaurantes;
  • quiosques;
  • casas de show;
  • boates.


5. Economia de tempo e dinheiro


A praia é um dos destinos mais procurados para a diversão e o descanso, especialmente nos meses de férias. Portanto, morar perto de uma pode trazer vários atrativos que podem ser aproveitados, como a otimização de tempo. O melhor de tudo é que não vai precisar gastar tanto tempo para se deslocar, seja para estabelecimentos, como bares e restaurantes ou espaços ao ar livre, como a praia. 


Além da economia de tempo, que é uma grande vantagem por si só, podemos incluir ainda a economia de dinheiro aqui. Afinal, serão poucos metros ou quilômetros para percorrer até o mar, o que vai representar menos custos com deslocamento de carro ou outro tipo de transporte.


6. Valorização do imóvel


Por último, mas não menos importante, outra vantagem interessante quando falamos em compra de imóvel perto da praia diz respeito à valorização dessas propriedades. Isso porque imóveis em regiões litorâneas são muito procurados, por isso, um imóvel na praia tem tendência de se valorizar, especialmente quando falamos em locação. 


Desafios de morar perto da praia


1. Maresia


A maresia é uma das desvantagens, além de um dos maiores desafios, de morar na praia. Isso porque a salinidade do mar pode acabar oxidando metais, além de reduzir a vida útil de alguns eletrodomésticos, mobiliários e automóveis. Porém, existem algumas possibilidades para reduzir esses danos, sendo algumas delas o óleo de peroba nos móveis de madeira, a limpeza das superfícies com frequência e usar materiais que não oxidam.


2. Altas temperaturas


Como dissemos mais acima, morar perto da praia significa ter que enfrentar altas temperaturas ao longo do ano, pois essas regiões costumam ser significantemente mais quentes. Especialmente durante o verão, essas cidades vão exigir itens que em outras regiões são considerados artigos de luxo, como ar-condicionado, por exemplo. Por isso, é importante considerar o aumento no consumo de energia da casa nesses casos.


3. Turistas na alta temporada


Outro desafio de morar perto do litoral é que, durante as altas temporadas, a cidade está bem mais cheia do que o normal. Com isso, é provável que você precise enfrentar filas ao fazer coisas do dia a dia como ir nos supermercados, nas praias, no trânsito e outros problemas que não são muito comuns em outras épocas do ano. Por isso, muitas pessoas que moram em cidades no litoral costumam planejar suas férias para esses períodos.


Gostou do nosso post? A Nova Época Imóveis espera que com esses pontos fique fácil de você colocar tudo no papel e analisar se vale ou não à pena, no seu caso, adquirir um imóvel perto da praia. Se precisar de ajuda na hora de tomar essa decisão, não hesite em procurar um dos nossos corretores no nosso site ou nas redes sociais
 

 

 

Escrito por Mariana Carvalho

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp
Ao enviar, aceito a Política de Privacidade
Ferramentas Úteis
ComponenteVariávelValor
Geral--primary-color
Geral--secondary-color
Geral--contrast-for-primary
Geral--text-color
Header--header-background
Header--header-menu-principal-item-foreground
Header--header-favoritos-foreground
Header--header-central-de-vendas-background
Header--header-central-de-vendas-foreground
Header--header-menu-escondido-background
Header--header-menu-escondido-item-background
Header--header-menu-escondido-item-foreground
Header--header-submenu-background
Header--header-submenu-foreground
Vitrine--vitrine-modelo-primary-color
Vitrine--vitrine-modelo-primary-color-contrast
Vitrine--card-modelo-primary-color
Vitrine--card-modelo-primary-color-contrast
footer--footer-background
footer--footer-item-foreground
footer--footer-item-foreground-hover
O conteúdo abaixo você irá colar no arquivo "/helpers/defaultCSS.twig":